Alinhamento de direção
O tipo mais comum de manutenção de pneus é o alinhamento, pois ele trabalha diretamente com a suspensão do carro, o que, se mal feito ou ignorado, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, segurança e rodagem do veículo. Então, é bom sempre ficar de olho nisso.
A necessidade de fazer alinhamento geralmente é perceptível quando, ao dirigir o carro em uma linha reta, você solta o volante sutilmente e percebe que ele pode “puxar” para a direita ou esquerda. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas e faz com que elas fiquem literalmente alinhadas, perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Assim a direção do carro não sofre alteração.
Benefícios em realizar alinhamento de direção regularmente:
– Permite maior economia, pois evita a troca constante dos pneus;
– Previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo, o que contribui para a economia de combustível;
– Previne o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar a segurança do automóvel;
– Dá mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.
Balanceamento dos pneus
Assim como o alinhamento, o balanceamento também precisa de atenção. Trata-se de um procedimento que equilibra o conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. A sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, consequentemente, a dirigibilidade.
Assim como o alinhamento, o balanceamento também está diretamente ligado á suspensão do carro e, apesar de serem procedimentos bem diferentes, andam de mãos dadas, pois regulam trepidações que podem ocorrer na direção, evitando o desgaste irregular dos pneus e possíveis acidentes oriundos dessa prática.
Malefícios em não realizar o balanceamento dos pneus regularmente:
– Vibrações no volante do veículo;
– Desconforto para o motorista devido às trepidações;
– Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
– Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
– Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
– Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular;
– Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro.
Segundo grandes empresas produtoras de pneus, é preciso fazer balanceamento em algumas ocasiões:
– Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados;
– Quando forem trocados por novos;
– Quando for feito rodízio de pneus;
– Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante;
– Quando efetuar reparo na câmara de ar dos pneus.
Cambagem
É a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano vertical. Seu valor é denominado ângulo de cambagem ou ângulo de sopé (camber), será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
O ângulo de camber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do camber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Caster
É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo. Raramente o caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.
Quando a roda estiver tendendo para um lado, é sinal de que o caster está desigual, o que provoca um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. E, quando estiver excessivo, pode resultar em um desgaste total e prematuro da mesma.
As consequências de um Caster fora das especificações são:
– Se for insuficiente:
– Diminuição da estabilidade direcional em alta velocidade;
– Diminuição do esforço direcional requerido em baixa velocidade.
– Quando excessivo:
– Aumento da estabilidade direcional em alta velocidade;
– Aumento do esforço direcional requerido em baixa velocidade;
– Pode causar vibrações laterais em alta velocidade.
– Diferente lado a lado: Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em frenagens violentas. A máxima diferença tolerável lado a lado é de ½ grau.
Revisão Automotiva
Consiste em avaliar o desgaste das peças do veículo, tanto de acordo com a Quilometragem quanto pelo tempo de uso.
A revisão evita de deixar o proprietário do veículo com um prejuízo maior e manter sua segurança.
Numa revisão há necessidade de verificar os serviços abaixo:
- Troca de óleo;
- Filtro de óleo;
- Pastilhas de freios;
- Kit Correia dentada + tensor;
- Correia alternador;
- Filtro de combustível;
- Filtro de ar do motor;
- Filtro de ar condicionado;
- Mangueiras radiador;
- Rolamento de roda;
- Amortecedores;
- Kit batente amortecedores;
- Alinhamento de direção;
- Balanceamento de Pneus.