Em um país quente e seco como o Brasil, cada vez mais, vem sendo indispensável ter um ar-condicionado nas casas e, principalmente, nos carros.
Além de regular a temperatura no interior do veículo, promovendo conforto a quem está no carro, o ar-condicionado também auxilia (e muito!) o motorista nos dias chuvosos, uma vez que impede que vidros fiquem embaçados.
No entanto, assim como tudo na vida, é preciso tomar determinadas medidas para que a solução não vire um problema. Por isso, no artigo de hoje, abordaremos as principais dúvidas e os principais cuidados que devem ser tomados em relação ao ar-condicionado nos carros. Continue lendo e confira!
Ar-condicionado gasta mais combustível?
Infelizmente, sim. A climatização no interior do veículo acaba aumento o consumo de combustível, seja gasolina ou etanol. Até porque, para ter mais conforto no veículo, é preciso pagar por isso.
Esse aumento no consumo acontece justamente porque o motor precisa movimentar o compressor do ar-condicionado, ou seja: quanto mais frio no interior do carro, mais o ar-condicionado vai precisar trabalhar e, consequentemente, mais tempo o compressor vai ficar ligado, exigindo energia do motor do veículo.
No entanto, para gastar menos com o ar-condicionado, é recomendável regular a temperatura entre 22°C e 23°C. Assim, o clima fica agradável e ao mesmo tempo não exige tanta energia do compressor e, consequentemente, do motor.
Cuidados e manutenção com o ar-condicionado automotivo
Assim como qualquer peça ou equipamento do automóvel, o ar-condicionado requer manutenção e cuidados específicos.
O primeiro cuidado é com a higienização. Afinal, com o tempo, o equipamento se torna foco de fungos, ácaros e bactérias.
Higienização de ar-condicionado de carro em Ribeirão Preto
Os primeiros sinais que mostram que o filtro do equipamento está sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, quando surge a necessidade de colocar o ar em velocidades maiores.
Para uma higienização completa e eficaz, conte com os especialistas da Brilho Auto Center! Entre em contato conosco e solicite um orçamento para higienização de ar-condicionado automotivo.
Recarga de gás no ar-condicionado automotivo em Ribeirão Preto
Outro ponto importante e pouco lembrado pelos motoristas é a recarga de gás do ar-condicionado. É recomendável que esse fluído seja substituído por um novo a cada cinco anos, caso o equipamento não apresente problemas.
Para solicitar um orçamento ou descobrir se o seu veículo está precisando de uma recarga de gás no ar-condicionado, clique aqui e tire suas dúvidas conosco.
Compartilhe esse post: